segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Projecto Academic Earth : ensino gratuito para todos


O projecto Academic Earth nasceu em Janeiro de 2009 a partir de um pequeno projecto iniciado no MIT e tem como principal objectivo providenciar a todos, independentemente do local onde vivam, uma educação de excelente qualidade.Este sítio da internet disponibiliza um conjunto gigantesco de aulas com os mais reputados professores das universidades americanas de Berkeley, Harvard, MIT, Princeton, Stanford e Yale a que tem acesso gratuito qualquer pessoa em qualquer parte do mundo desde que tenha uma ligação à internet.
Os temas  são variados e abrangentes e vão desde Astronomia a Computadores e Engenharia passando por Biologia, Química, Economia, Inglês, Gestão, Direito, Matemática, Medicina, Filosofia, Física. A navegação na página Web é facilitada através de filtros de busca por temas, universidade, professores e alunos.
As aulas estão disponíveis como podcasts e podem por exemplo ser partilhadas em diversas plataformas como facebook. Já existem cerca de 2000 palestras e outros recursos disponíveis e está nos objectivos dos criadores deste mega projecto a promoção de parcerias com outras universidades do mundo e em outros idiomas.
A EaD nunca atingiu este patamar de globalização. À distancia de um click está disponível a todos o que antes era acessível apenas a um pequeno grupo restrito de pessoas. O papel da rede em espalhar o conhecimento sai reforçado.
Como exemplo fica a palestra Prototyping the Mouse por David Kelley, Stanford




Watch it on Academic Earth

0 comentários:

Enviar um comentário