sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Teoria da EaD - Teoria da Industrialização


Uma teoria corresponde a um conjunto de ideias, modelos e conceitos, que têm a finalidade de proporcionar uma explicação e interpretação dos factos. A existência de uma teoria é fundamental para assegurar a credibilidade e desenvolvimento de qualquer campo de prática e investigação
Desmond Keegan (1986) no seu livro “Foundations of Distance Education”  apresenta uma sistematização do pensamento teórico nos sistemas de ensino a distância. Essa sistematização  aponta para as seguintes teorias no domínio da Educação a Distância:
- Teoria da Industrialização
- Teorias da Autonomia e Independência
- Teoria da Interacção e da comunicação
Otto Petters  (1967) foi um dos fundadores da teoria da industrialização e na sua monografia “Educação a Distância nas Universidade e nas Instituições de Ensino Superior: estrutura didáctica e análise comparativa” identifica características dos processos de produção industrial que considera estarem presentes também nos sistemas de ensino a distância. Entende que a Educação a Distância é um método racional de partilha de conhecimento, tarefas e atitudes o que o leva a defender a divisão do trabalho segundo princípios organizacionais. O recurso à  utilização de meios técnicos de comunicação extensivos com a intenção de produzir materiais de ensino de alta  qualidade, para poder instruir um elevado número de alunos ao mesmo tempo independente da sua localização geográfica ou física é uma forma industrializada de ensinar e aprender.
Charles Wedemeyer , outro autor defensor desta teoria, considera que os adultos têm a capacidade de efectuar uma aprendizagem de forma autónoma e independente que a Ead promove, muitas vezes em contextos informais. Deve-se a este autor a difusão do conceito "back door learning" aplicado a situações de aprendizagem não-tradicionais que normalmente são propiciadoras de uma aprendizagem autónoma e significativa mas também algo estigmatizada

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