segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Portfólios e e-Portfólios


Um portfólio consiste num conjunto de documentos, organizados em função de propósitos, objectivos e metas estabelecidas, que evidenciam aprendizagem e desenvolvimento de competências num contexto específico e ao longo de um determinado período de tempo. O portfólio trata-se assim de uma «pasta individual», onde são “coleccionados” os trabalhos realizados pelo aluno, no decorrer dos seus estudos de uma disciplina, de um curso, ou mesmo durante alguns anos, como ao longo de um ciclo de estudos. Este conjunto de trabalhos, contidos na «pasta individual», permite construir, entre outras coisas, o perfil académico do aluno, reflectindo quer o ritmo, quer a direcção do seu crescimento, temas do seu interesse, dificuldades sentidas e as capacidades e características a desenvolver possibilitando assim acompanhar a evolução dos alunos.

 “Um portfólio conta uma história. É a história do Saber . Saber coisas… Saber sobre si próprio… Saber sobre alguém… O portfólio é, sobretudo, a história do aluno: o que ele sabe, por que acredita que o sabe e por que os outros devem ser da mesma opinião.” Paulson, P. & Paulson, F.L. (1991).

Um portfólio não é da responsabilidade, do interesse ou da dinâmica do professor nem uma simples pasta de arquivo de materiais ou textos sem nexo. Também não é apenas um produto a entregar de acordo com prazos estipulados nem o principal  instrumento de avaliação.
É um instrumento de aprendizagem que revela percursos e processos, organizado e estruturado pelo aluno de acordo com os objectivos e prazos estabelecidos. É um espaço pessoal e individual do aluno, da sua responsabilidade em permanente construção.
O mesmo se verifica com o e-portfolio, ou portfolio digital. O processo de criação de um e-portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.
Trata-se de um conjunto de documentos em formato electrónico (ficheiros electrónicos como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, hipermédia, hipertexto, wikis, blogs e links Web etc.) colocados e geridos por um utilizador, usualmente online. Além dos materiais já referidos, um e-Portfolio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem.
No processo de construção de um portfólio o aluno passa essencialmente por:
- seleccionar evidências específicas que respondam a objectivos.
- reflectir  sobre aprendizagem
- identificar progressos/dificuldades
- implementar estratégias
- estabelecer relações na (durante a) aprendizagem
- definir objectivos e metas
- participar activamente no processo
- adquirir autonomia e responsabilidade pela própria aprendizagem
A utilização desta  ferramenta em contextos educativos é cada vez mais frequente levando em consideração que este instrumento promove de forma autónoma e responsável as aprendizagens e a sua avaliação. 
Documentação de apoio:
Paulson, P. & Paulson, F.L. (1991). Portfolios: Stories of knowing. In P.H. Dreyer (Ed.), Claremont Reading Conference 55th Yearbook 1991: Knowing the power of stories.Claremont, CA: Center for Developmental Studies of the Claremont Graduate School. ERIC Document Reproduction Service: ED377209
Alves, A. P. & Gomes, M. J. (2010). Potencial Educativo dos E-Portefólios, in Revista e-curriculum, São Paulo, v.5 n.2 Julho2010. Consultado em Janeiro 24, 2011, em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10922/1/MJG-AAA-eCurriculum.pdf

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