quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Avaliação Online


A forma tradicional de avaliação em que o aluno se apresenta a um exame de carácter presencial  após um período de estudo para por à prova os seus conhecimentos não será o processo mais indicado para avaliar as aprendizagens online.  Gomes(2009) identifica tanto para o contexto de ensino a distância como no ensino presencial funções de avaliação comuns a estes dois tipos de ensino: avaliação diagnóstica, formativa e sumativa, podendo ainda ser de carácter qualitativo ou sumativo.
Um professor de Ensino a Distância precisa de suporte que o ajude a avaliar uma vez que tem que ter informações concretas sobre as actividades, participação, empenho e presença dos alunos. As plataformas de suporte  de EaD, as LMSs (Learning Management Systems) permitem ao professor ( e ao alunos) a monitorização e acompanhamento de cada um, aferir das participações nas actividades, participações nos fóruns, chats ou outras. Estas plataformas constituem um importante meio de recolha de informação, permitindo um conjunto de elementos detalhados preciosos para a avaliação dos alunos e dos cursos.  Sendo o acto de avaliar bastante complexo só estas informações não são suficientes havendo a necessidade de recorrer a outros dados de cariz quantitativo (por exemplo quizzes, testes) ou qualitativo de que é exemplo a construção de e-portfólios.
Os e-portfólios dão ao professor uma perspectiva do caminho  pessoal e reflexivo do aluno ao longo das aprendizagens permitindo-lhe acompanhar de perto a trabalho do aluno e «conhecer» o seu perfil sem o contacto presencial.
Outro aspecto muito importante em termos de avaliação  e tendo em conta que o conceito de “comunidade de aprendizagem”, é fundamental  em EaD são as aprendizagens colaborativas quando se trate de tarefas propostas a grupos ou pares. Maria João Gomes refere que os debates em fóruns podem incorporar práticas de avaliação colaborativa dos contributos colocados e possibilitam ao professor uma visão mais rigorosa do tipo de contribuições dos diferentes alunos, ultrapassando, assim, alguma da subjectividade inerente à avaliação.
O processo da avaliação é contínuo, dinâmico e permanente. O professor deverá escolher as formas de avaliar, podendo, no entanto, sugerir a diversificação de actividades a fim de enriquecer todo o processo.

Referência bibliográfica 
GOMES M. J. (2009) "Problemáticas da avaliação online" Actas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação - Challenges 2009. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf

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